Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Os Cursos Mais Estranhos Em Universidades


Por Jardel Lima

faculdade é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Apesar das festas e da divertida vida universitária, costumamos levar bem a sério o ensino superior, pois sabemos que é um momento essencial da nossa vida profissional e pessoal. Pois é, mas existem muitas pessoas e instituições que não levam assim tão a sério. Separamos uma lista de cursos bizarros que são oferecidos em universidades (sim, em universidades, algumas até renomadas).
Estudando Lady Gaga
A Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, resolveu inovar no besteirol americano e estrear um novo curso: “Lady Gaga e a Sociologia da Fama”. Quem teve essa brilhante ideia e irá ministrar o curso é o professor de sociologia Mathieu Deflem, que, obviamente, também é fã da cantora. De acordo com ele, o curso irá analisar a construção social da fama.
Maple Syrup: a realidade
O curso da Universidade Alfred, em Nova York, tem como objetivo explorar a história e os métodos de extração e produção do Maple Syrup. O xarope, extraído de uma árvore conhecida no Brasil como bordo, é uma espécie de calda doce com cor de caramelo.
Línguas Inventadas: Klingon e outras
A disciplina, que faz parte do Departamento de Lingüística da Universidade do Texas, procura investigar a possibilidade de se falar línguas inventadas, como as baseadas inteiramente em escalas musicais ou até mesmo a fictícia Klingon, criada na saga de filmes e série de TV Star Trek.
Olhando para os Animais
No Evergreen State College, em Washington, você pode aprender como ver, entender e representar os animais. Além disso, você pode descobrir o que essas representações e as relações com os bichinhos dizem sobre nós mesmos.
Zumbis na Mídia Popular
A disciplina do Columbia College, em Chicago, explora a história, o significado e a representação dos zumbis em obras de horror e fantasia, tanto da literatura como do cinema. Esta, além de bizarra, parece bem interessante.
Ensinando nerds a flertar
Mesmo os nerds de computador com dificuldades de relacionamento podem aprender a flertar com sutileza. Essa é a proposta de um curso oferecido pela Universidade de Potsdam, na Alemanha, que pretende ensinar as pessoas tímidas e solitárias a flertar. Os alunos aprendem a flertar ao escrever mensagens de texto e e-mails e a impressionar as pessoas em festas, além de lidar com a rejeição.
Filosofia e Jornada nas Estrelas
O sonho máximo dos nerds e Trekkies de plantão se torna realidade! Na grande e famosa universidade de Georgetown, os professores de filosofia  usam a famosa série de ficção científica para estudar os aspectos sociais humanos. O curso tenta responder questões filosóficas recorrentes em Star Trek usando a metafísica e a epistemologia como plataformas.
Férias americanas
Oferecido pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, o curso estuda como as famílias americanas gozam suas férias. As aulas mergulham nos aspectos microssociais das férias americanas, com aulas como  “A historia social das férias”, “O significado cultural das férias contemporâneas” e “Padrões de férias de acordo com a raça, classe social e sexo”.
Trepar em árvores
Na Universidade de Cornell, o curso de trepar em árvores é realizado e ensina os corajosos estudantes técnicas e uso correto de equipamentos para subir em diferentes tipos de árvores. Eles deveriam, isso sim, contratar os garotos que trepam nos coqueiros aqui no Nordeste como professores.

E aí, qual vocês acharam mais bizarro?


Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.