Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 16 de outubro de 2011

Como Escrever Um Livro


Por Jardel Lima

Fácil!!! Encha duzentas páginas de bobagens. Não, não faça isso, que já tem bastante gente fazendo, acredite. Isso não é escrever livro.
Talvez eu não seja o professor adequado, mas posso dar umas dicas sobre como escrever um livro.
Em primeiro lugar, se você nunca escreveu nada, nem artigos, manuais, apostilas, nadica de nada, começar por um livro é uma verdadeira temeridade. E – quase com certeza – o caminho certo para o fracasso.
Se está apenas começando a escrever, vá devagar, pegue leve. Aprenda como escrever coisas mais simples primeiro. Leia muito. Siga o link anterior para saber mais sobre como começar a escrever.
Caso já tenha alguma experiência literária, precisa saber antes algumas coisas básicas sobre escrever um livro.
Como escrever um livro
Como não tenho a mínima ideia sobre o que você vai escrever, vou partir do princípio que seja um livro de ficção. Mas as dicas servem para outros tipos de livros também.
  • Passo 1 – Defina exatamente a história do livro. Nada de começar a escrever para ver “que bicho vai dar”. Que história você quer contar? Quem são seus personagens? O que aconteceu com eles?
  • Passo 2 – Faça um resumo da história toda. Como é que começa, o que acontece durante e o que acontece no final. Sim, você precisa saber o que acontece no final. Se não souber isto, você não tem um livro, sua história está capenga. A surpresa é só para o leitor, não para você.
  • Passo 3 – Baseado em seu resumo, reescreva a história, colocando agora mais detalhes. Nomes, lugares, acontecimentos, descrições. Agora você já tem uma ideia melhor sobre o rumo da sua história.
  • Passo 4 – Leia com atenção o resumo anterior. O que está faltando? O que o seu personagem precisa fazer mais? É necessário incluir mais personagens? Lugares? Acontecimentos? Refaça o resumo.
  • Passo 5 – Se o resumo está lhe dando uma boa ideia dos acontecimentos, personagens e locais, é hora de começar a escrever. Ah, sim… você pensou que já estava escrevendo… não. Agora é que a onça vai beber água. O resumo não é para o leitor e sim para você. Mas não o atire na lata do lixo. Ele será útil mais tarde, para vender seu livro. você quer vender o livro, pois não?
  • Passo 6 – Muito bem, hora de escrever pra valer. Em primeiro lugar, nada de começar com: “era um vez..”, ou “nos idos de…”. Nada mais amador e chato que isso. Vá direto ao assunto. Por exemplo: “José consultou seu relógio, olhou em volta mais uma vez e dirigiu-se rapidamente para a porta de saída.”. Frases deste tipo prendem a atenção do leitor. Ele vai querer saber onde José estava, porque saiu rápido. E – é claro – quem é José.
  • Passo 7 – Antes de começar, você deve definir quem está contando a história. No exemplo da introdução acima, alguém está contando a história de outra pessoa. A história é contada na terceira pessoa. Neste caso, quem conta a história é quem sabe tudo. O que aconteceu, o que está acontecendo e o que vai acontecer. Outra maneira, é colocar-se no lugar do personagem e contar a história na primeira pessoa. No caso, esta introdução ficaria mais ou menos assim: “Consultei o relógio, olhei mais uma vez em volta e caminhei rapidamente em direção à porta de saída.”. Via de regra esta última maneira de escrever o livro é mais fácil. Entretanto, o personagem não sabe tudo, ele vai vivendo a história.
Como escrever “cenas” em um livro
Um livro geralmente é dividido em capítulos. Mas não é escrito assim. Não é usual – principalmente em livros de ficção – definir primeiro os capítulos e depois escrever. A história simplesmente vai se desenvolvendo. Depois, são definidos os capítulos, conforme os acontecimentos, épocas, etc.
As cenas são como elos de uma corrente. Elas são resposáveis pela importante tarefa de prender a atenção do leitor. Se você conta a história de uma só tacada, há boas chances de que se torne monótona.
Se você ler um livro de ficção de um autor americano, prestando muita atenção, poderá perceber que o livro todo é composto de cenas. Terminou uma, começa a outra. É desta maneira que o escritor faz com que você simplesmente sinta vontade de “devorar” o livro.
Portanto, antes de aprender “como escrever um livro”, você deve aprender como escrever cenas. Uma cena é composta basicamente de duas partes. Cena e sequela, que são divididas da seguinte maneira:
Cena
  • Objetivo
  • Conflito
  • Desastre
Sequela
  • Reação
  • Dilema
  • Decisão
Tomaria muito tempo e espaço explicar detalhadamente este desenrolamento todo. Mas creio que é possível ter uma ideia geral somente com os nomes dos componentes da cena:
  • Objetivo – o que vai acontecer na cena
  • Conflito – o desenrolar da cena
  • Desastre – o final da cena (chamado de desastre porque o herói sempre se dá mal, vencendo – é claro – só no final)

  • Reação - o que acontece ao personagem depois do desastre
  • Dilema  – onde o personagem fica em dúvida sobre o que fazer
  • Decisão – quando o personagem se recompõe e parte novamente para a ação

Repare nos filmes de ficção, ação, policiais. Não é bem assim? Pois sua história pode – e deve – ser escrita desta maneira. O círculo cena-sequela se repete indefinidamente, até que, no final, você dá a vitória ao personagem. Ou não. Você pode matar o pobre e deixar seus leitores “um pouco” decepcionados.
Estes dois conceitos (resumo e cena) são relatados com mais detalhes no site de Randy Ingermanson. Na verdade, o primeiro, que chamo de resumo, é chamado por ele de snowflake method (método do floco de neve). Se você lê inglês, vale a pena conferir.
De qualquer maneira, pretendo em breve aprofundar-me no assunto. Um artigo só não é suficiente. Nem para isso, nem tampouco para explicar em detalhes como escrever um livro.
Software para escrever livros
Há alguns anos comecei a utilizar um software chamado yWriter. É grátis e ajuda bastante a organizar um livro. O programa divide seu livro em capítulos e cenas, com recursos para armazenar dados de personagens, locais, etc.
É muito mais simples escrever um livro usando este software. Porque a certa altura, você certamente precisará consultar um dado anterior e, se estiver tudo num processador como o word, você pode se embananar. Siga o link  yWriter e confira. Também é em inglês, mas tem até tradução para português.
Este programa contraria um pouco o que eu disse no princípio, porque divide o livro em capítulos antes que seja escrito. Entretanto, você não precisa levar tudo a ferro e fogo. Como o programa permite mover cenas e consultar rapidamente o que se escreveu anteriormente, não vejo problema algum. Basta usar com discernimento e lógica.
Por outro lado, se você for escrever um livro técnico, por exemplo, a divisão em capítulos e cenas é perfeita. Não deixe de experimentar. Além do mais, como já disse, o yWriter é grátis. Mas o autor aceita doações. Nada mais justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.