Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Jovem Escritor: O desafio de Escrever Um Livro


Por Jardel Lima

Não é fácil reservar alguns minutos para ler hoje em dia. Mas com isso estamos perdendo um dos melhores prazeres que é a leitura. Sabemos que praticar esse hábito é uma tarefa árdua para alguns, muitos não gostam, outros nem se atrevem a pegar um livro para ler, enfim. Queremos, através da história do Waldson Gomes, 19 anos, incentivá-los a procurar o verdadeiro prazer pela leitura.
O jovem escritor, estudante de um cursinho pré-vestibular, é um verdadeiro amante da leitura, com apenas 11 anos começou a escrever seu primeiro livro e agora corre atrás do seu principal objetivo: publicar suas histórias. Conheça a trajetória deste aspirante a escritor.

Por que decidiu escrever um livro? 

Desde criança o meu maior sonho sempre foi ser escritor. Com apenas 11 anos comecei a escrever o meu primeiro livro. Eu estava empolgado com a escrita, mas acabei desistindo da história e fiquei alguns anos sem escrever. Depois, experimentei fazer Fanfiction, mas percebi que eu não queria escrever sobre séries de outros autores, eu queria uma história que fosse minha.
Como foi a escolha pelo tema?
Dentre algumas ideias que tive, “Os Guardiões” foi a que mais me interessou, pois existe o drama de uma família que luta para proteger pedras que podem destruir o mundo. A história é centrada no amor de dois Guardiões, sendo que um deles literalmente precisa do outro para sobreviver.
O que sua família e amigos acham desta iniciativa?
Minha família apoia e me incentiva bastante. Meus amigos gostam de ler minhas histórias e se mostram bastante empolgados quando falo sobre novas ideias para elas.
Como pretende lançar o livro? Está em contato com alguma editora?
Estou preparando o conteúdo original para enviá-lo a várias editoras. Vou esperar pacientemente e não ficarei triste se receber não como resposta.
Se esta história não for boa o suficiente para ser publicada existirão outras a caminho.
Quais dicas poderia oferecer para quem sonha em escrever um livro?
Perseverança em primeiro lugar, dedicação e muita leitura. Escreva sobre coisas que você conhece e observe as pessoas que convivem com você, elas podem servir de referência para seus personagens. Se houver momentos de “bloqueio criativo” não se force a escrever, pare um pouco, leia um bom livro ou assista um filme que logo as ideias voltarão a aparecer. Quando seus textos estiverem prontos, mostre para algumas pessoas e aceite críticas como algo construtivo.
Conte um pouco sobre a história do seu livro.
Em, “Os Guardiões” a trama gira em torno de uma pedra que pode consumir o mundo com uma escuridão eterna. Essa pedra foi dividida em quatro partes e escondida dentro do corpo de seus Guardiões. O livro é narrado por Carlos, um adolescente normal que vê sua vida virar uma bagunça quando Jennifer se torna sua nova vizinha e ele descobre ser “O Quinto Guardião”.
Carlos descobre o amor verdadeiro e aprende que é necessário alguns sacrifícios para proteger quem amamos. Ele sente o peso de uma grande responsabilidade ao saber que pode salvar o mundo e que Jennifer precisa tê-lo por perto para sobreviver.
Sei que para uma editora publicar um livro de autor brasileiro desconhecido é difícil. Fazer com que esse livro venda e o autor se torne conhecido então nem se fale. Mas sei que não é impossível e se tem algo que me orgulho é da minha determinação e o quanto eu acredito no meu sonho. O importante é que ideias para novos livros é o que não me falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.