Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 29 de julho de 2012

Lição chinesa para a educação


Por Jardel Lima

Estude mais de dez horas ao dia e tire 10. Não menos que isso. Tenha inglês impecável. Seja fluente em francês e em outro idioma. Cante o hino do país todos os dias. E leia, leia muito. Essa rotina pode ser exagerada para você, mas saiba que na China, ela é mais do que comum.

De acordo com os resultados do exame de avaliação de aprendizado mundial, o PISA, os chineses estão em primeiro lugar em todas as categorias: ciências, leitura e matemática. Não é à toa que o país tem o ensino mais eficaz do mundo, eles se acostumaram com essa educação rígida desde a infância e sentem orgulho de formarem os alunos mais aplicados.

Os estudantes sofrem uma pressão muito grande no país, é uma obsessão coletiva pela melhor educação do mundo. A principal diferença entre o Brasil e a China não está na estrutura, mas na mentalidade. O governo chinês, por exemplo, investe apenas 3,4%  do Produto Interno Bruto (PIB) na educação – menos do que os 4,7% do PIB que o Brasil investiu em 2010. A partir desta análise podemos entender a filosofia deles. “Se você se esforçar, tudo consegue”. É esse o raciocínio.

Por isso, com base na matéria da Revista Galileu, vem à tona uma discussão: seria essa severidade o segredo para uma educação de qualidade? Vocês acham que isso iria funcionar no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.