Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cursos Online Gratuitos Com Certificado EAD/MEC


Por Jardel Lima

Os cursos  online  estão se tornando muito comuns hoje em dia e várias pessoas estão aproveitando dessas oportunidades para aprimorar o seu currículo e ampliar os seus conhecimentos. Com a concorrência cada vez maior no mercado de trabalho, os cursos se tornam essenciais para a competição profissional para obter melhores cargos, sendo assim as pessoas estão optando por meios mais práticos que são os cursos a distância.

Com o sistema EAD (educação a distância) várias pessoas estão sendo melhores preparadas para enfrentar o mercado de trabalho. São oferecidos vários cursos gratuitos online que também disponibilizam certificados que comprovem a conclusão do curso realizado. Esses certificados fazem grande diferença em seu currículo e passa você a frente de muitos concorrentes que disputavam a mesma vaga com você. Principalmente para as pessoas que estão iniciando a sua carreira profissional agora, é importante que tenham muitos cursos, já que experiência está em falta.
Instituições de ensino como o Senai e Sebrae oferecem os cursos profissionalizantes e técnicos em várias áreas. Para quem está a procura de cursos mais especializados vale a pena conferir os sites das faculdades abaixo e confira algumas das melhores universidades do país, a Unesp, a Usp e outras universidades bastante reconhecidas nacionalmente. Para obter essas informações acesse www.fgv.brwww.unesp.brwww.usp.br e confira mais detalhadamente como participar desses cursos online gratuitos, certamente estes irão fazer grande diferença em sua vida e carreira profissional.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Você sabe o que é DDA?


Por Jardel Lima

Distúrbio de Déficit de Atenção é o significado desta sigla que é cada vez mais usada por estudantes e especialistas. Talvez, muitos de vocês já tenham dito aos pais ou amigos que têm déficit de atenção, para justificar aquela nota baixa na prova ou a dificuldade em concluir um trabalho. Mas, brincadeiras à parte, essa é uma doença real que afeta milhares de pessoas e precisa de atenção especial.
Dificuldades para se concentrar na hora de estudar uma matéria mais complexa é normal e costuma acontecer com frequência entre os estudantes, mas nem por isso é DDA. A doença tem outros sintomas e deve ser diagnosticada por um médico para poder seguir o tratamento adequado.
O que é DDA?
É uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que têm DDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui, ao invés de aumentar (como acontece nos cérebros normais).
Pessoas que sofrem de DDA mostram sintomas, como fraca supervisão interna, pouca atenção, dificuldade para se concentrar, distração, desorganização, hiperatividade (apesar de que, ao contrário do que muitos pensam, só metade das pessoas com DDA são hiperativas), problemas de controle de impulso, dificuldade de aprender com erros passados, falta de previsão e adiamento.
Mentalmente, o DDA quase sempre está a mil por hora, tanto que para muitos é até difícil ter uma boa noite de sono. Fisicamente, a inquietação é mais comum em homens e é mais intensa, quanto mais novos forem.
Os 4 tipos de DDA
Desbravador 
É uma pessoa com muita energia mental e que possui uma grande capacidade de projetar novas soluções e possibilidades, e que além de tudo é ousada para implementá-las (embora não seja o de senso mais prático).
Acionista 
É um tipo bem hiperativo, pois quer agir o tempo todo, executar. Faz um par perfeito com o desbravador, pois um idealiza e o outro torna realidade.
Artístico 
É o mais sensível e tem os sentimentos à flor da pele. A expressão de toda esta sensibilidade encontra campo fértil nas artes: na pintura, poesia, dramaturgia, etc.
Performático 
É muito sensível, tal como o artístico. É capaz de criar várias personagens e personalidades para chamar a atenção ou entreter. Como possuem carisma e capacidade de oratória, podem se tornar grandes apresentadores, hostess e mestres-de-cerimônia.
Como tratar?
Cada uma dessas características pode aparecer com mais ou menos intensidade em cada paciente com DDA. Geralmente, eles são considerados pela sociedade como enrolados, esquecidos, desorganizados, inquietos, preguiçosos, irresponsáveis e rebeldes, mas se a doença for identificada e tratada de forma correta tudo isso pode se transformar em criatividade, energia, ousadia e inovação.
No Brasil, apesar das estatísticas precárias, calcula-se que três milhões de brasileiros tenham DDA. No entanto, a maior parte não sabe. O tratamento deve ser feito especificamente para cada paciente. Dependendo do nível de impulsividade, hiperatividade ou distração, por exemplo, o médico receitará os remédios adequados e o acompanhamento com psicólogo caso necessário.
Dicas para os DDAs
Às vezes pensamos que essas pessoas são preguiçosas ou exageradas, mas, para eles, não conseguir realizar uma tarefa ou se concentrar em algo por agitação e distração é perturbador e muitos sofrem e se sentem culpados. Quando bate a ansiedade no DDA, uma dica é a técnica de respiração que ajuda a relaxar:
Inspirar profundamente pelo nariz, contando até três (um “três” que seja lento, mas não a ponto de tornar-se desconfortável). Em seguida, manter o ar no tórax e abdome, contando até três. Por fim, expirar pela boca, contando até seis. Repetir esta respiração por 10 minutos, no mínimo.
Outra dica, agora profissional, para quem sofre com esse distúrbio, é procurar emprego em áreas que valorizem a criação e estimulem a atividade. Profissões que exigem muita concentração e foco, podem fazer o DDA se frustrar com ele mesmo. Ele se sentirá mais satisfeito em um ambiente de trabalho em que possa dar vazão ao seu turbilhão de pensamentos. E como hoje em dia está se exigindo cada vez mais capacidade de criação e ousadia no mercado de trabalho, não será difícil para o DDA encontrar um bom emprego.


Fonte: sites www.metas.com.br, www.universotdah.com.br e o blog Anima Psicologia. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Batalha das Toninhas

Por Jardel Lima

O professor Carlão causou muita polêmica entre educadores com suas aulas, é amado e odiado entre os mesmos. Entre seus alunos e ex-alunos é adorado e considerado um excelente professor, "não deixa a aula chata", falam alguns deles.
Esse vídeo retirado do You Tube o deixou muito conhecido na época, lhe rendeu o convite para uma entrevista de dois blocos no programa do Jô Soares na Globo, que também pode ser vista na rede. Avaliando a sua entrevista mostra que realmente tem paixão em lecionar, "preciso estar envolvido e espirado para dar uma aula como aquela", como ele próprio diz. E vemos que é verdade o seu estado de espirito ao entrar na história que passa a narrar aos alunos, sua aula vai além dos livros. Nessa aula em questão ele narra um fato da 1º Guerra Mundial, a "famosa" batalha da toninhas, onde as tropas brasileiras tinham que defender o estreito de Gibraltar e os fatos que fizeram a rendição dos inimigos depois dessa batalha tão "divertida".
Outro ponto interessante é o relato de como se tornou professor de História, já que ele admitia não gostar da matéria, vale a pena ver como ele mudou seu rumo e foi levado a lecionar e de maneira tão inspiradora.


Foram extraídas do próprio You Tube os comentários a seguir que foram selecionados como últimos posts do site, isso para dar uma ideia de como esse professor é amado e odiado e essa razão do amor ao ódio é ao mesmo tempo, mas uma coisa é certa, as aulas são bem mais divertidas com ele a frente da sala de aula.


  • ELE COMENTOU A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA 1ª GUERRA MUNDIAL, SE VOCÊS NÃO SABEM, ASSISTAM E APRENDAM, MALDITOS.
  • puta aula massa!!!parabens por vcs terem a sorte de ter um professor!!!esse cara é muito bom!!!pode ver que é bem divertido e muito inteligente de dar aula!!!
  • HUSAHUSAUH
    Os professores que tao postando aqui, morrendo de inveja e criticando a aula do cara, triste é isso.
    Aula assim que é boa, divertida, e da pra se aprender muito mais do que numa aula com uma explicação monótona e cheia de textos.
  • @mcsimoes é verdade!
  • esse cara é o Sidney Magal na escolinha do barulho??????
  • essa aula foi de matar, rsrsr rachei o bico.... so lamento pelas focas coitadinhas.
  • As toninhas são cetáceos da familia das baleias e golfinhos, não são peixes, e muito menos andam em cardume.
  • Muito bom, aposto que estes alunos não vão mais esquecer esta parte da história do Brasil.
  • valeu carlão!!!! saudades das tuas aulas, graças as tuas aulas passei em MED, quem critica nao sabe fazer igual, Abraços!

 Fonte: You Tube 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

As 10 maiores palavras da língua portuguesa


Por Jardel Lima





 Provavelmente você nunca ouviu falar da maioria dessas palavras, e há probabilidade de que você nunca ouça mesmo. Boa parte dessas palavras são termos específicos da ciência e, por isso, nem no dicionário elas estão. Bom, nós lançamos o desafio para vocês: tentem pronunciar cada uma delas em menos de dez segundos.

1 – pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico
Número de letras: 46 
Significado: relativo a uma doença pulmonar aguda causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.

2 – paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol
Número de letras: 43 
Significado: substância presente em medicamentos como o Ultraproct.

3 – piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona
Número de letras: 37 
Significado: substância presente em medicamentos como o Baralgin.

4 – tetrabromometacresolsulfonoftaleína
Número de letras: 35 
Significado: termo específico da área de química.

5 – dimetilaminofenildimetilpirazolona
Número de letras: 34 
Significado: substância ativa em vários comprimidos para dor de cabeça.

6 – hipopotomonstrosesquipedaliofobia
Número de letras: 33 
Significado: doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar palavras grandes ou complicadas.

7 – monosialotetraesosilgangliosideo
Número de letras: 32 
Significado: substância presente em medicamentos como Sinaxal e o Sygen.

8 – anticonstitucionalissimamente
Número de letras: 29 
Significado: maior advérbio da língua portuguesa, significa o mais alto grau de inconstitucionalidade.

9 – oftalmotorrinolaringologista
Número de letras: 28 
Significado: profissional especializado nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

10 – inconstitucionalissimamente
Número de letras: 27 
Significado: sinônimo de anticonstitucionalissimamente.

Fonte: Livro Os 10 mais, de Luiz André Alzer e Mariana Claudino

domingo, 21 de agosto de 2011

Os 5 "nãos" da redação


Por Jardel Lima

Não faltam razões para que a redação seja temida pelos estudantes, até porque alguns deslizes cometidos antes e durante a prova podem comprometer o resultado final do texto, acarretando desclassificação do vestibulando.  Por isso, vamos expor algumas dicas para evitar falhas graves ao redigir o seu texto:
1. Não seja impaciente
Não pense que o bom redator produz textos sem dificuldade alguma. Todo texto requer trabalho. O exercício da escrita e o hábito da leitura não produzem resultados rapidamente, é necessário um período de desencadeamento de tudo aquilo que foi estudado.
2. Não tenha preguiça
Não ver utilidade alguma na prática e exercício da escrita é sintoma não só de desânimo, mas talvez de preguiça. As dificuldades e esforços que separam o estudante de um texto bem escrito não podem servir de justificativa para deixar de tentar. A produção de textos não é apenas um exercício restrito ao universo da escola ou faculdade, mas uma habilidade útil para a vida inteira.  Escrever é tão importante quanto respirar ou comer, mas diferente dessas atividades ( que já nascemos sabendo), é necessário praticar a escrita para chegarmos a bons resultados.
3. Não siga receitas
A chamada redação “pré-moldada”– que diz sempre da mesma forma o que tem a dizer – tem sido a ruína de muitos redatores. Não é possível aprender a escrever rapidamente. Há, contudo, alguns princípios que o vestibulando não deve perder de vista para desencadear bons resultados. Milagres não existem. Preparo e antecedência, sim.
4. Não fale sobre o que não sabe
Arriscar-se a falar de assuntos que desconhece pode ser um tiro no pé. A banca logo descobrirá se você estiver “blefando” sobre alguma informação. Na dúvida, o redator deve se guiar por raciocínios e informações que ele domine, sem se preocupar em causar impressões falsas.
5. Não faça mágica
Um artifício bastante utilizado pelos candidatos é deixar uma surpresa para o desfecho do texto, como quem tira uma carta da manga. Na maioria dos casos, o resultado é pífio, e o que poderia salvar o texto nas últimas linhas acaba sepultando-o por completo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Absurdos que já aconteceram em escolas


Por Jardel Lima

No dia 11 de agosto é comemorado o dia do estudante. E como todo mundo já foi, é ou será um estudante, não poderíamos deixar que essa data passasse em branco. Confira agora as situações mais absurdas que já ocorreram em algumas escolas pelo mundo.

Maharashtra, Índia (2007)Na Índia, a vaca é sagrada e os dejetos desse animal têm a fama de curar vários males. Por isso, ao assumir o cargo de diretor em uma nova escola, Sharad Kaithade mandou os professores borrifar xixi de vaca nos alunos para purificar as crianças de nível social inferior. Dois professores foram presos.

Yunnan, China (2008)Cerca de 500 alunos – alguns com 4 anos –  se arriscavam no caminho para a escola, atravessando um rio numa tirolesa, ou seja, deslizando por uma corda. Isso durou até uma reportagem de TV mostrar o sacrifício das crianças para irem às aulas e as autoridades construírem uma ponte.

Tennessee, EUA (2007)Os responsáveis por um excursão estudantil, inspirados em um massacre escolar ocorrido havia pouco tempo, anunciaram um falso ataque – tinha até professor disfarçado de atirador. As crianças, de 11 a 12 anos, se desesperaram, mas a direção alega que era só um treinamento de segurança.

Maine, EUA (2006)Julie Hunt foi presa por ensinar uma receita original de biscoito para a filha cozinhar e presentear a professora. É que o principal ingrediente da massa era um laxante que fugiu do controle quando a professora repartiu as guloseimas com a classe e quatro alunos tiveram revertério.

Colorado, EUA (2008)Revoltado com a porquice nos banheiros da escola, o diretor Michel Auclaire mandou os alunos cheirarem um saco cheio de cocô.  Um dia depois, Auclaire reconheceu publicamente o exagero cometido e disse que mandou os alunos usarem luvas e lavarem as mãos após o castigo.

Ohio, EUA (2006)O direto Robert Holloway perdeu um jogo  de vôlei entre alunos e professores e teve que pagar uma aposta nojenta – não para ele – dar 50 beijos nos pés de três meninos do time vencedor. O castigo pela derrota revelou-se uma tara de Holloway. O podólatra(tarado por pés) foi condenado a dois anos de prisão.

Rio de Janeiro, Brasil (2008)O professor de literatura Oswaldo Teixeira publicou um blog e foi afastado  da escola quando os alunos descobriram seus textos – eróticos – na internet.  Alguns pais, porém, ameaçaram tirar os filhos da escola se o mestre blogueiro não fosse reintegrado.

Nova Yourk, EUA (1995)Uma escola foi acusada de satanismo ao propor uma atividade “vodu”. As crianças montaram bonecos com pano e palitos de dente para colocar embaixo do travesseiro e espantar a insônia. Os pais também reclamaram quando seus filhos tiveram que fazer túmulos com nomes de animais em extinção.

Distrito Federal, Brasil (2008)A professora Elizabeth Barros resolveu uma briga entre alunos de um jeito, no mínimo, não convencional. Ela segurou os braços de um deles para trás e mandou os coleguinhas bater no coitado, de apenas cinco anos.

Sichuan, China (2008)O professor Fan Meizhong foi demitido por abandonar os alunos quando um terremoto atingiu a escola em que lecionava. Fan perdeu a licença de trabalho por cinco anos e não se arrependeu, o medroso disse que só arriscaria a pele para salvar a filha.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Filmes Sobre Educação e Professores Criativos


Por Jardel Lima
                                                                  Parte um
Sabe aqueles trabalhos numa daquelas disciplinas pedagógicas (que são um saco), tivemos que escolher um filme que abordasse a educação, professores etc.
Ok, não é tão difícil assim para quem assistia a sessão da tarde quando era pequeno; mas o fato é que a partir daquilo precisaríamos explicar alguma teoria pedagógica de um daqueles autores alienígenas.
Pois bem, como aquelas teorias não interessam a ninguém, resolvi sugerir os tais filmes sobre educação pra vocês assistirem. Só não pensem que são daqueles filmes antigões de 30 anos atrás. A maioria deles é recente e todos que gostam de filmes, além de um bom livro, vão gostar (ainda mais quem pretende ser professor ou professora)
Ah, sim. Alguns deles são baseados em livros, claro. E os resumos/sinopses são tirados desses sites de filmes que tem por aí.

Gênio Indomável

Gênio Indomável
Resumo: Um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

Uma mente brilhante

Uma mente brilhante
Resumo: Baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.

Legalmente Loira

Legalmente Loira
Resumo: A loira Elle Woods levou um fora do namorado, Warner Huntington III, um garoto de família aristocrata que está indo estudar direito em Harvard. O motivo: ela é “loira” demais. Elle decide provar que não tem apenas beleza e se inscreve na mesma universidade, mesmo que isso signifique perder todo o conforto de sua vida fútil. Agora ela tem que lutar e se virar, ao mesmo tempo em que tenta reconquistar seu amado. E está decidida a provar, em nome de todas as loiras, que também é capaz de ser uma boa advogada.

Nenhum a menos

Nenhum a menos
Resumo: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

Ana e o rei

Ana e o rei
Resumo: Quando a professora inglesa, Anna Leonowens, chega ao exótico Sião para ensinar os filhos do Rei Mongkut, suas sensibilidades ocidentais se chocam com os modos do governante oriental. A tensão aumenta quando Mongkut descobre que forças externas estão conspirando contra seu regime.

Pro dia nascer feliz

Pro dia nascer feliz
Resumo: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.

Forest gump

Forest gump
Resumo: Forrest Gump é um homem muito especial. Considerado estúpido por todos que o conheçem, ele é na verdade apenas uma pessoa ingênua que vê o mundo por uma perspectiva diferente. Gump acidentalmente participa de alguns dos momentos mais importantes da história recente dos Estados Unidos – Guerra do Vietnã, Caso Wategate, entre outros – enquanto tenta ir atrás do grande amor de sua vida. Sua história é contada com drama e bom humor em iguais proporções, surpreendendo o espectador a cada cena.

O Amor é contagioso

O Amor é contagioso
Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Duelo de Titãs

Duelo de Titãs
Resumo: Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C. Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem. Mais do que o esporte, o racismo é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.

Cidade dos homens

Cidade dos homens
Resumo: Aos 18 anos, Laranjinha e Acerola estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos, mulheres e emprego, bem como as responsabilidades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

O clube do imperador

O clube do imperador
Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.

Sociedade dos poetas mortos

Sociedade dos poetas mortos
Resumo: Em 1959, John Keating volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

Com mérito

Com mérito
Resumo: Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantagea Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. E pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para estes estudantes de Harvard.

O Nome da Rosa

O Nome da Rosa
Resumo: Adaptação do livro de Umberto Eco. Sean Connery faz o Sherlock Holmes dos monges, tentando solucionar uma série de assassinatos ocorridos num mosteiro do século XIV.

Meu mestre minha vida

Meu mestre minha vida
Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.

Perfume de mulher

Perfume de mulher
Resumo: Frank Slade é um ex-coronel do exército cego que leva o jovem estudante Charlie Simms para um final de semana em Nova York, no feriado de Ação de Graças. Durante a viagem, Frank revela ao jovem Charlie seus planos: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. O filme acompanha os dois durante o fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida.

Em luta pelo amor

Em luta pelo amor
Resumo :Vida da cortesã veneziana do século XVI, Verônica Franco, lendária por seus dotes verbais e sexuais e habilidade para virar as cabeças de diplomatas estrangeiros. Sua busca insistente pelo amor do nobre Marco Venier, uma iminente epidemia e a perseguição da Igreja são as ameças de sua ruína.

Escritores da liberdade

Escritores da liberdade
Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.

A Voz do coração

A voz do coração
Resumo: Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu. Na década de 40, o pequeno Pierre é um menino rebelde, filho da mãe solteira Violette. Ele freqüenta um internato dirigido pelo inflexível Rachin, que enfrenta dificuldades para manter a disciplina dos alunos difíceis. Mas a chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical de Pierre.

Vem dançar

Vem dançar width=
Resumo: Pierre Dulaine é um dançarino profissional que resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança do sistema de ensino público nova-iorquino. Enquanto sua formação bate de frente com os desejos de seus alunos, juntos eles criam um novo estilo de dança. Baseado em história real.

Conrack

Conrack
Resumo: Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistências para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.
Fim da parte um, até a dois então, abraço a todos.