Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Livros Para Ajudar Na Carreira

Por Jardel Lima

Quem acabou de passar pela fase do vestibular sente aquele alívio por dar uma descansada dos estudos, não é? Mas, o que a gente descobre logo que começa a faculdade é que ainda teremos muuuuitas noites de sonos perdidas por causa dos estudos. A diferença é que na faculdade podemos estudar aquilo que mais gostamos. Sempre tem uma ou outra matéria chata, mas no geral é bem mais divertido estudar algo dentro da área que mais nos interessa.
O que não falta são materiais específicos para cada área de atuação. Existem diversas opções de livros que podem ser lidos para aumentar o conhecimento teórico sobre o assunto, para saciar as curiosidades do aluno ou para situá-lo sobre a prática e o mercado de trabalho da profissão.
Os professores de cada disciplina costumam recomendar a leitura básica e complementar de diversos autores. Porém, alguns temas são universais e podem ser aproveitados por profissionais de qualquer área. Nós separamos alguns títulos que vale a pena a conhecer:

livroOs 5 desafios das equipes – Patrick Lencioni
Agora em versão mangá, este best-seller oferece uma teoria poderosa sobre as cinco tendências comportamentais que corrompem as equipes. Os insights de Lencioni, inovadores e simples, são apresentados agora em quadrinhos de fácil compreensão e aplicação em qualquer empresa. Ele conta a história de uma mulher que se torna CEO de uma empresa renomada do Vale do Silício e que possui uma equipe executiva disfuncional. Ao longo da história, o leitor verá como ela consegue provocar uma transformação na empresa.


livro3
Gigantes da liderança
Organizado por Raúl Candeloro, editor da revista VendaMais, o livro reúne artigos dos 25 maiores nomes da liderança do Brasil. Inspirar, criar, desenvolver, delegar, orientar. São muitas as funções dos responsáveis pela condução de pessoas e empresas. No entanto, assim como todos os liderados, o líder também precisa de desenvolvimento, apoio, além de muita inspiração e orientação.





Benditas Muletas - Jerônimo Mendes
Trata de diversos assuntos relacionados aos grandes dilemas da humanidade e remete o leitor a uma profunda reflexão sobre a maneira de encarar a pressão e os desafios do mundo atual.

O A do CHA - Maurício de Paula
Neste livro, o autor apresenta reflexões e opiniões baseadas nas evidências vividas como coach de executivos há 12 anos. O foco do livro é a atitude. É a atitude que leva à tradução concreta em resultados.

Zona de Coragem – Sérgio Mena Barreto
Estamos todos no mesmo barco. E a crise econômica, como uma peste, vai contaminando tudo, ameaçando chegar à nossa empresa e em nossa vida. Você está preparado(a) para enfrentá-la? Crê que seu emprego é estável ou seu negócio não será abalado?

E se eu for Despedido? – Marcos Chicot

Combater a frustração e o desânimo perante uma situação de perda do emprego é o principal  ensinamento a que se propõe este guia. Apostando numa atitude positiva, o autor ensina a pensar, sentir e agir construtivamente, dando a chave para o êxito e para a felicidade. Ao longo de toda a obra expõem-se e analisam-se inúmeros casos reais que ilustram quais são os comportamentos certos e errados a ter nos dias posteriores ao despedimento, quando a etapa do desemprego se prolonga e durante a procura de trabalho.

Top 10 dos Negócios – Maria Duarte Bello
Ao longo de sete capítulos Maria Bello explica-lhe como, através de mandamentos práticos e objetivos que o ensinam a liderar, gerir, empreender, planificar, negociar e saber estar no mundo dos negócios. O caminho não é fácil, requer esforço e tempo, mas está ao alcance de todos. Basta definir objetivos e traçar um rumo em direcção ao topo.

Trabalhar Pouco e Bem – Jurgen Wolff
Sentir frustração por saber que não está atingindo o máximo é frequente, assim como ter um objetivo específico mas não saber como lá chegar. Neste livro, Jurgen Wolff mostra como a concentração é a chave para alcançar objetivos e revela técnicas essenciais para aplicar num ambiente cada vez mais confuso. O autor explica como aplicar algumas teorias no dia-a-dia, qual a armadilha que condena a maior parte dos objetivos ao fracasso e como evitá-la, assim como descobrir padrões de tempo que se ajustam a cada um.

E aí, gostaram das dicas? Vocês já leram algum livro muito legal sobre carreira? Recomendem aqui!!!! Queremos aumentar a lista com as dicas dos livros que vocês consideram excenciais para nossas futuras carreiras...

Fonte: MaisEstudo

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vagas de Estágio 2011

Por Jardel Lima

Quem está na fase de formação profissional, nada mais do que você ter algum estágio para entender na prática aquilo que você vê na teoria não é mesmo? Uma das empresas que são mais responsáveis nessa integração entre jovem e empresa é ao CIEE que é o Centro de Integração Escola-Empresa. O CIEE seleciona milhares de vagas para você estudante que está a fim de ingressar no mercado do trabalho e proporciona essa ponte de intermediação entre eles, legal né? O melhor é que esses estágios são apadrinhados com a Lei do Menor aprendiz, ou seja, jovens de 16 anos pra cima estão enquadrados nesse perfil e por tanto, podem também fazer crescer e ter uma boa ascensão profissional. Quem está na faculdade, prestando ensino superior, o estagio numa hora da faculdade é um requisito obrigatório e sendo assim, o CIEE também tem uma vaga especial para você, o diferencial é que para você que está nível superior, você tem apenas estagio na sua área, não podendo interferir em outra qualquer o que acaba contribuindo mesmo para a sua formação profissional.

Como é que você encontra uma agência do CIEE? Simples! Você pode procurar uma que fique na sua cidade ou através do site http://www.ciee.org.br/portal/index.asp e faça o seu cadastro. Lá você irá selecionar a sua região e dar “enter”. Depois disso você vai escolher uma das opções e colocar seus dados e o sistema irá buscar e ver se você não tem nenhum cadastro já realizado, caso não tenha você conseguirá efetuar o seu sem problema algum. Você irá colocar o seu e-mail para que assim que surja uma oportunidade de emprego eles consigam entrar em contato com você. O mesmo vale quando você coloca seu celular porque as mensagens são mandadas através da internet no número indicado.

Enfim, como você pode ver, é algo bem simples de ser feito e basta apenas que você tenha seus documentos em mãos. Caso você prefira, poderá ir também a uma agência CIEE e fazer o cadastro lá com a responsável por aquela unidade. Sendo assim, boa sorte!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A influência da língua estrangeira

OLÁ PESSOAL!!!!


Entender a língua de outro país é fundamental em tempos de globalização. Como se sabe, o Inglês ainda é o idioma mais falado no mundo. Não só esta, mas a fluência em mais de um idioma, certamente possibilita mais portas abertas no mercado de trabalho. Nos negócios e no turismo a língua mais falada é o inglês, portanto o falante desta língua, nativo ou não, tem uma infinidade de portas abertas no mercado de trabalho.
"Num momento de redução de profissionais, as empresas valorizam aqueles que têm a habilidade de se comunicar"

Em sua opinião,as empresas realmente estão buscando profissionais que falem mais de uma língua?

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

IYF Acampamento Mundial

Visitem este site é muito interessante.

http://www.iyf.com.br/

A IYF é uma ONG internacional onde busca o bem da próxima geração, não existe outra coisa mais importante do que semear uma mentalidade correta e saudável. Para esta finalidade, diversas pessoas de muitos países estabeleceram a Comunhão Internacional de Jovens com base Cristã. Jovens sem esperança e que viviam sem planos para o futuro, mafiosos, foram transformados e agora estão vivendo uma vida diferente, a qual esta sociedade necessita.Os jovens de hoje em dia têm a mente corrompida. Pois a educação que o mundo fornece atualmente tem um limite. Os jovens que perderam seus objetivos estão sem rumo, cometem crimes, ficam desanimados, e para solucionar essa ruína mental, a IYF fornece o processo de treinamento pessoal, que faz a mente, o espírito, e o sentimento crescer sinteticamente.
Através desse treinamento, esses jovens estão se tornando membros da sociedade, e estão vencendo as dificuldades da vida com um coração forte.

Principalmente o Acampamento Mundial e o Acampamento Global que são realizados no exterior, formam uma mente internacional aos universitários. Trabalho Voluntário no Exterior (Good News Corps), Competição de Inglês, Acampamento de Inglês, Saída de Campo de Grupos Universitários, Tradução Voluntária em Eventos e Trabalho Voluntário na Sociedade, todos estas programações têm o objetivo de direcionar o coração dos jovens para o caminho correto. A IYF está desenvolvendo guias humildes com espírito de liderança para a próxima geração.
Fiquem atentos a novas programações

Palestra CIEE

A VISÃO DO ATUAL ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E RECOMENDAÇÕES PARA A SUA MELHORIA
Fórum Permanente de Debates do CIEE sobre a Realidade Brasileira

Data: 17/02/2011

Hora: 19:00

Local: ESPAÇO SOCIOCULTURAL - TEATRO CIEE (PRINCIPAL)

Tema: A VISÃO DO ATUAL ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E RECOMENDAÇÕES PARA A SUA MELHORIA

Palestrante: GUSTAVO IOSCHPE

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Redação Nota 10

Por Jardel Lima   

Todo ano é sempre igual, época de vestibular, ENEM e tals. Então fizemos uma relação de 30 dicas "infalíveis" e bem-humoradas para escrever uma redação nota 10. Não tem erro, é só seguir as dicas e transformar as suas redações em verdadeiras obras de profissionais!!! Mentira! Mas sigam as dicas e vocês se darão muito bem na hora de escrever um texto com conteúdo de qualidade.
Top 30 das dicas de redação: 
  1. Deve-se evitar ao máx. a utiliz. de abrev. etc.
  2. É desnecessário empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
  3. Anule aliterações altamente abusivas.
  4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
  5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
  6. O uso de parentes (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
  7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
  8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??... então valeu!
  9. “Porra”, palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa “merda”.
  10. Nunca generalize: generalizar é um grave erro em todas as situações.
  11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra se encontra repetida.
  12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem ideias próprias.”.
  13. Frases incompletas podem causar
  14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.
  15. Seja mais ou menos específico.
  16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
  17. A voz passiva deve ser evitada.
  18. Utilize a pontuação corretamente especialmente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
  19. Quem precisa de perguntas retóricas?
  20. Conforme recomenda a GOP, não use siglas desconhecidas.
  21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
  22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!”
  23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
  24. Não abuse das exclamações! Nunca!!!!!
  25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão das ideias nelas contidas e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, dessa forma, o pobre leitor a separá-las nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
  26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêsa.
  27. Seja incisivo e coerente; ou não...
  28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o seu conteúdo esquisito, vai  estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E, como você vai estar lendo este texto, tenho certeza de que você vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar pensando em não estar falando dessa maneira.
  29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras... nada de mandar esse hein... vixi... entendeu, bixinho?
  30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque se não ninguém irá aguentar, já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

Essas dicas são realmente importantes, foram tiradas do livro de Guia do Estudante - ENEM 2010 e poderão ajudá-los a construir uma redação muito bem elaborada. Escrever é difícil, muitas pessoas têm dificuldades na hora de produzir um texto (principalmente argumentativo). Acredito que isso é muito importante para todos, não só para as pessoas que farão ENEM ou vestibular. Espero que gostem das dicas e as usem elas com sabedoria.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Salão do Estudante

Por Jardel Lima

O Salão do Estudante é a maior feira de educação internacional da América Latina. O evento proporciona a você a oportunidade de conhecer diversas instituições estrangeiras, conversar com seus representantes e obter todas as informações necessárias para que tenha uma experiência internacional bem sucedida.

Diretores e representantes dos departamentos internacionais estarão disponíveis para esclarecer suas dúvidas sobre estudos no exterior. Diversas opções de cursos serão oferecidas, desde High School até doutorado, além de MBA, cursos de línguas, escolas técnicas e estágios.

Instituições de ensino de países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Japão, Espanha, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Holanda, Argentina, Suíça, França, Itália e África do Sul, dentre outros, estarão presentes. Além disso, o Salão do Estudante conta com a presença de agências de intercâmbio com propostas e destinos variados, promoções especiais e pessoal treinado para responder suas perguntas e dar dicas sobre vistos, hospedagem e até seguro saúde.

A Feira do Canadá, que tem apoio do Consulado Canadense, estará presente no evento. O grupo conta com a participação de mais de 50 instituições educacionais canadenses, incluindo escolas de línguas, high schools e universidades. Você conhecerá também representantes do governo das principais províncias do Canadá.

Além disso, poderá conversar com ex-alunos brasileiros que já estudaram lá fora e participar de seminários que fornecerão informações sobre os principais destinos procurados pelos brasileiros e cursos oferecidos em cada país e, ainda, conhecer curiosidades culturais de cada canto do mundo.
O Convite VIP dará acesso gratuito à feira. Para imprimi-lo, cadastre-se clicando aqui.

Por que participar?
  • É a maior feira de Educação Internacional;
  • Tudo em um só lugar para facilitar o seu planejamento;
  • A entrada é franca para quem se antecipar;
  • Presença das principais agências de intercâmbio do Brasil;
  • Palestras sobre temas importantes para planejar a sua viagem;
  • Promoções especiais para inscrições feitas no evento;
  • Contato direto com diretores das instituições;
  • Profissionais capacitados para tirar suas dúvidas;
  • O Pavilhão do Canadá estará presente nesta edição.
AVISO IMPORTANTE
People, vai acontecer neste final de semana 19 e 20/2, das 13 as 19h, na Rua Coelho nº 323 - no Centro de Eventos do Colégio São Luis - Prox. Estação Consolação/Metrô.


Colaboração: Nancy Almeida.

O Que é EAD?

Por Jardel Lima 

É sempre possível encontrar inúmeras definições sobre educação a distância (EAD), mas, simplificadamente, podemos dizer que a educação a distância compreende o processo de ensino - aprendizagem em que alunos e professores não se encontram necessariamente no mesmo local, ou seja esta interação ocorre a distância.

A Educação a distância acontece de várias formas (tradicionalmente, ela era realizada por correspondência e isso ainda acontece em muitos casos, no Brasil ou no exterior), com destaque, hoje em dia, para a educação mediada pelo computador. Ela pode incluir recursos diversos, como transmissões de rádio ou televisão ou mesmo tele e videoconferência.

No caso dos cursos a distância oferecidos pela Comtexto, o ambiente das aulas se constitui basicamente em um site (exclusivo para cada curso) onde estão disponibilizados os textos básicos de cada aula e as leituras adicionais. A interação com o professor se dá ou através de grupos de discussão ou fórum (com a participação dos demais alunos no caso de cursos em turmas) ou mesmo por e-mail (o que acontece essencialmente nos cursos individuais). As atividades são realizadas no grupo de discussão ou no fórum (para cursos em turmas) ou via e-mail diretamente com o professor.

O contato com o professor pode também ser feito por telefone ou , em determinadas situações, pessoalmente, ainda que para isso devam existir certas condições (o professor reside e trabalha em São Paulo e tem uma agenda bastante ocupada).




A Educação a Distância permite que pessoas situadas em vários pontos do País (ou mesmo do exterior - temos tido em nossos cursos, ao longo do tempo, colegas da América Latina e de Portugal) possam ter acesso a informações e conhecimentos mesmo estando distantes do professor ou da sede da organização (empresa, universidade etc) responsável pelo curso.

A Educação a Distância tem um custo inferior ao da educação presencial porque, embora se valha de recursos diversos, que em muitos casos podem também ser onerosos, dispensa espaço físico (prédios, salas de aula, carteiras etc) e sobretudo a presença do professor.
         
A Educação a Distância pode ser a única alternativa para pessoas (estudantes, professores ou profissionais) que estudam e trabalham e dispõem portanto de pouco tempo (e às vezes de tempo não usual – como fins de semana, madrugadas etc) para aumentar ou aprofundar seus conhecimentos sobre uma determinada área.
         
Para cursos bastante especializados, a Educação a Distância, que pode reunir alunos de várias localidades sem necessariamente um horário de aulas fixo, é a única possibilidade em locais situados fora dos grandes centros. Há pouca chance de que, por exemplo, um colega do Acre ou do interior do Tocantins possa dispor na sua cidade de um curso de Jornalismo Científico ministrado por professores de fora porque, quase sempre, não há interessados suficientes no local para a constituição de uma turma. Além disso, os cursos presenciais, nesse caso, teriam um custo proibitivo, mesmo se as turmas fossem formadas (estada e passagem do professor, disponibilidade de espaço físico etc).




Embora a Comtexto participe do processo de Educação a Distância (seu executivo principal é, na verdade, professor universitário e também professor de seus principais cursos a distância), ela admite que o contato face a face é sempre muito rico e que, na maioria dos casos, não pode ser totalmente substituído.
         
A Educação a Distância exige disciplina e dedicação por parte dos alunos que precisam estar motivados e organizados para cumprirem as atividades (leitura de textos e realização das atividades programadas).

Notas: Ainda gera bastante discursão esse assunto, vale analisar as opções para ser feita um escolha de qualidade, quando você for optar por um curso EAD.

Problemas de educação

Por Jardel Lima

Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho
vindo do seu quintal. Foi averiguar e constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação.

Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus patos, disse-lhe:

- Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica, bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.


E o ladrão, confuso, diz:

- Dotô, rezumino… Eu levo ou dêxo os pato???…


Refletir sobre isso pode levar a uma celeuma na cabeça de um pobre ladrão desprovido de cultura ou educação a respeito de nossa língua materna… ou na minha própria, porque falar deste jeito requer um bom Houaiss debaixo do braço para não entrar em parafuso ao responder a uma simples pergunta do dia a dia.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Concurso “A Vida e a Obra de José de Freitas Machado”

Por Jardel Lima


A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), acaba de lançar o concurso “A Vida e a Obra de José de Freitas Machado”. O homenageado foi o fundador e primeiro diretor da Escola Nacional de Química, fundador da Sociedade Brasileira de Química e Prêmio Nobel Marie Curie na Sorbonne, em Paris.

O concurso foi elaborado com o objetivo de estimular alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior de todo o Brasil a fazer uma reflexão sobre o trabalho da vida e obra de José de Freitas Machado, professor que tem importante nome no cenário da Química no Brasil. A ação faz parte das comemorações do Ano Internacional da Química.

O concurso é aberto a todos os estudantes de graduação e pós-graduação do país. Os trabalhos devem ter um mínimo de 80 laudas e o máximo de 120 laudas, obedecendo as normas da ABNT. Os trabalhos devem ser entregues até o dia 29 de abril.

Para ler o edital e ver as ótimas premiações deste concurso acesse esse link.

Enfrentando as Dinâmicas de Grupo

Por Jardel Lima


Quem procura um estágio ou um emprego sabe que precisa passar por testes e entrevistas para ser contratado. Cada instituição escolhe uma forma para avaliar, mas as grandes empresas costumam optar pelas dinâmicas de grupo, assim podem entrevistar diversos candidatos de uma só vez. Para os candidatos, no entanto, esse tipo de avaliação pode assustar um pouco. Por isso, vamos dar algumas dicas para enfrentar sem dramas as dinâmicas.

Ao contrário do que pensam alguns jovens, as dinâmicas tem o objetivo de descontrair os candidatos e propor atividades que possam deixar explícitas as qualidades de cada um. Geralmente os candidatos são divididos em grupos e os recrutadores pedem para que criem, discutam ou debatam sobre uma ideia ou um produto. Por exemplo, dependendo da vaga os recrutadores podem pedir para que os candidatos vendam um produto.

O que assusta os candidatos é justamente a exposição frente aos outros, o que pode retrair suas personalidades. É importante que os jovens não se preocupem com erros ou fiquem envergonhados, o essencial é focar na vaga para qual está concorrendo. É bom lembrar que não existe candidato ruim, e sim adequado para uma determinada vaga.

Dicas para enfrentar as dinâmicas de grupo:

•    Controle sua ansiedade, manter a tranquilidade ajuda em quase todas as situações;
•    Evite falar em excesso ou impedir que os outros também participem;
•    Vista-se discretamente, a apresentação pessoal é muito importante. São indicadas roupas confortáveis, uma vez que a tarefa pode exigir que o participante sente-se no chão. As mulheres devem evitar os decotes e as saias justas e curtas, e os homens, o jeans. Estes devem dar preferência às camisas de manga longa. Lembre-se que para cada lugar devemos vestir um tipo de roupa;
•    Seja claro e objetivo ao expor suas idéias. Caso peçam para listar suas qualidades e defeitos, faça-o de maneira equilibrada. Evite elogiar-se demais ou mentir;
•    Aja com naturalidade na dinâmica de grupo, os comentários preconceituosos e as ironias não caem bem;
•    Dormir bem nos dias que antecedem a dinâmica é essencial para que não se apresente aparência de cansaço ou abatimento;
•    Chegar ao local marcado 15 minutos antes do horário marcado;
•    Não se preocupar com os “vexames”;
•    Ser o mais natural possível.

Fonte: curricular

Trabalho de Conclusão de Curso

Por Jardel Lima

A monografia é geralmente conhecida pelos universitários como o último e mais difícil trabalho de faculdade/universidade.


Em muitas instituições, a monografia é encarado como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e conseqüentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado. Embora a expressão "trabalho de conclusão de curso" possa ser utilizada em meios que não os da graduação universitária, no Brasil ela está invariavelmente ligada ao ensino superior.

De acordo com seus propósitos, a monografia é construída a partir de inúmeras regras que visam basicamente o melhor tratamento da ideia ou assunto tratado assim como também gerar uma certa homogeneidade em relação à metodologia utilizada para sua criação.
Esta se baseia a partir de fatos ou ainda conceitos, devendo-se fundamentar o assunto de modo a que se obtenha uma coerência e relevância científica ou filosófica. Para tanto, a monografia necessita ser elaborada a partir do embasamento existente em bibliografias, que irão fundamentá-la ou ainda a partir de resultados práticos de pesquisa científica, como um modo de apresentação, racionalização e discussão dos mesmos.
É desejável que a monografia possua o máximo de vieses possíveis sobre o assunto tratado, de modo a possibilitar ao leitor o entendimento substancial do mesmo. Para tanto, esta é composta de inúmeras partes, textuais, pré e pós-textuais que possuem funções específicas de relevância conhecida.
Professores orientadores recomendam que o tema escolhido seja um assunto com o qual o aluno possua afinidade. Ele vai passar talvez um ano ou mais escrevendo sobre um determinado assunto.Caso contrário, será muito mais difícil para o aluno conviver com ele todo esse tempo.
O tema deve ser procurado através de perguntas. Uma grande dúvida deve ser o início de um trabalho acadêmico. Algo que não foi respondido ainda. Alguma área do curso escolhido que ainda tenha algo escondido dos cientistas.
Ou seja, que tenha identidade temática, que seja de seu agrado.
Também deve atender as seguintes premissas: - que atenda a seus propósitos acadêmicos e profissionais; - que tenha possibilidade de elaboração quanto à existência de Bibliografia.
O escopo e o formato da monografia (assim como sua própria nomenclatura) variam entre os diversos cursos e entre diferentes instituições, mas na estrutura curricular brasileira ele possui papel de destaque: em cursos ligados às ciências, normalmente é um trabalho que envolve pesquisa experimental, em cursos de caráter profissional, normalmente envolve: pesquisa bibliográfica e/ou empírica, a execução em si e uma apresentação de um projeto perante uma banca examinadora entre 3 e 5 professores.
A Banca Examinadora formada para tal propósito não cria nenhuma expectativa de originalidade. Portanto, pode ser uma compilação (e não cópia) de outros ensaios com uma finalidade, um fio condutor, algo que forneça um roteiro, uma continuidade.

Sendo mais claro, raramente a monografia é elaborado com base em pesquisa original ou apresenta resultado de estudo experimental; normalmente é estudo recapitulativo, de base bibliográfica. Visa geralmente à obtenção do título de bacharel ou especialista, sendo usada ainda como trabalho de conclusão de alguma disciplina regular.

Em geral é produção de cerca de 60 páginas, variando pouco esse número. É o trabalho final dos cursos de graduação, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; é desenvolvida, em alguns casos, sob assistência de um orientador acadêmico. Raramente tem defesa pública.

Embora de caráter final e que deixa muitos universitários com medo não é aconselhável ir por meios mais fáceis como os inúmeros sites que prestam esses tipos de trabalhos do qual fazem uma cobrança em dinheiro. Vale a pena você se esforçar um pouco e não deixar a monografia para a última hora, o ideal é no meio do curso você já ter ideia do que vai fazer e começar a por em prática.

Outra forma de decidir o tema ideal para sua monografia seria adequar sua vontade, sua experiência e seus planos para o futuro com a proposta de seu orientador, para saber mais sobre como definir um tema para uma monografia, você pode consultar:
Bibliografia;
Como elaborar Projetos de pesquisa, Antônio Carlos Gil, 176 pág., ed. Atlas.
Como escrever uma Monografia, Délcio Vieira Salomon, 412 pág.ed. Martins

Seu orientador, melhor que ninguém, poderá sugerir uma direção segura. No entanto, você pode construir idéias para discutir conjuntamente com ele.
A criação de uma revista é uma ótima idéia, sendo que você poderá optar ainda pelo formato eletrônico, mais fácil de ser trabalhado, e cuja linguagem será mais acessível para sua realidade.

Dicas:

Mais algumas dicas importantes para vocês estudantes:
Escolha um tema de pesquisa dentro da disciplina que mais lhe interessa durante
o curso e que atenda às suas inclinações pessoais, pois você terá de debruçar-se sobre ele durante um bom tempo. Apresente a seu professor-orientador uma lista com algumas opções de temas- nunca peça a ele essas indicações. Lembre-se que o assunto não precisa ser original, mas é bom trazer novidades no enfoque e contribuições à área do conhecimento à qual pertence.

Participe de debates, simpósios, seminários e outros eventos internos dentro de
sua faculdade e de fora também durante o curso de graduação ou especialização. Eles vão ampliar seus conhecimentos, suas oportunidades de estudos e suas habilidades de observar e analisar. Quem está na vida acadêmica e pretende discutir teorias e práticas, em qualquer área, deve deixar de lado o senso comum e o "achismo".

Levante com seu orientador uma bibliografia básica para começar a pesquisa. Leia
livros, artigos, revistas, jornais, ou outro tipo de publicação dedicado ao assunto escolhido.

Dê um foco preciso para o seu trabalho. Evite dispersar o tema com diversos
assuntos interessantes.

Leia e escreva regularmente, pois só se produz bons textos com base em boas
leituras e em muita prática de escrita.