Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

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domingo, 13 de fevereiro de 2011

Trabalho de Conclusão de Curso

Por Jardel Lima

A monografia é geralmente conhecida pelos universitários como o último e mais difícil trabalho de faculdade/universidade.


Em muitas instituições, a monografia é encarado como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e conseqüentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado. Embora a expressão "trabalho de conclusão de curso" possa ser utilizada em meios que não os da graduação universitária, no Brasil ela está invariavelmente ligada ao ensino superior.

De acordo com seus propósitos, a monografia é construída a partir de inúmeras regras que visam basicamente o melhor tratamento da ideia ou assunto tratado assim como também gerar uma certa homogeneidade em relação à metodologia utilizada para sua criação.
Esta se baseia a partir de fatos ou ainda conceitos, devendo-se fundamentar o assunto de modo a que se obtenha uma coerência e relevância científica ou filosófica. Para tanto, a monografia necessita ser elaborada a partir do embasamento existente em bibliografias, que irão fundamentá-la ou ainda a partir de resultados práticos de pesquisa científica, como um modo de apresentação, racionalização e discussão dos mesmos.
É desejável que a monografia possua o máximo de vieses possíveis sobre o assunto tratado, de modo a possibilitar ao leitor o entendimento substancial do mesmo. Para tanto, esta é composta de inúmeras partes, textuais, pré e pós-textuais que possuem funções específicas de relevância conhecida.
Professores orientadores recomendam que o tema escolhido seja um assunto com o qual o aluno possua afinidade. Ele vai passar talvez um ano ou mais escrevendo sobre um determinado assunto.Caso contrário, será muito mais difícil para o aluno conviver com ele todo esse tempo.
O tema deve ser procurado através de perguntas. Uma grande dúvida deve ser o início de um trabalho acadêmico. Algo que não foi respondido ainda. Alguma área do curso escolhido que ainda tenha algo escondido dos cientistas.
Ou seja, que tenha identidade temática, que seja de seu agrado.
Também deve atender as seguintes premissas: - que atenda a seus propósitos acadêmicos e profissionais; - que tenha possibilidade de elaboração quanto à existência de Bibliografia.
O escopo e o formato da monografia (assim como sua própria nomenclatura) variam entre os diversos cursos e entre diferentes instituições, mas na estrutura curricular brasileira ele possui papel de destaque: em cursos ligados às ciências, normalmente é um trabalho que envolve pesquisa experimental, em cursos de caráter profissional, normalmente envolve: pesquisa bibliográfica e/ou empírica, a execução em si e uma apresentação de um projeto perante uma banca examinadora entre 3 e 5 professores.
A Banca Examinadora formada para tal propósito não cria nenhuma expectativa de originalidade. Portanto, pode ser uma compilação (e não cópia) de outros ensaios com uma finalidade, um fio condutor, algo que forneça um roteiro, uma continuidade.

Sendo mais claro, raramente a monografia é elaborado com base em pesquisa original ou apresenta resultado de estudo experimental; normalmente é estudo recapitulativo, de base bibliográfica. Visa geralmente à obtenção do título de bacharel ou especialista, sendo usada ainda como trabalho de conclusão de alguma disciplina regular.

Em geral é produção de cerca de 60 páginas, variando pouco esse número. É o trabalho final dos cursos de graduação, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; é desenvolvida, em alguns casos, sob assistência de um orientador acadêmico. Raramente tem defesa pública.

Embora de caráter final e que deixa muitos universitários com medo não é aconselhável ir por meios mais fáceis como os inúmeros sites que prestam esses tipos de trabalhos do qual fazem uma cobrança em dinheiro. Vale a pena você se esforçar um pouco e não deixar a monografia para a última hora, o ideal é no meio do curso você já ter ideia do que vai fazer e começar a por em prática.

Outra forma de decidir o tema ideal para sua monografia seria adequar sua vontade, sua experiência e seus planos para o futuro com a proposta de seu orientador, para saber mais sobre como definir um tema para uma monografia, você pode consultar:
Bibliografia;
Como elaborar Projetos de pesquisa, Antônio Carlos Gil, 176 pág., ed. Atlas.
Como escrever uma Monografia, Délcio Vieira Salomon, 412 pág.ed. Martins

Seu orientador, melhor que ninguém, poderá sugerir uma direção segura. No entanto, você pode construir idéias para discutir conjuntamente com ele.
A criação de uma revista é uma ótima idéia, sendo que você poderá optar ainda pelo formato eletrônico, mais fácil de ser trabalhado, e cuja linguagem será mais acessível para sua realidade.

Dicas:

Mais algumas dicas importantes para vocês estudantes:
Escolha um tema de pesquisa dentro da disciplina que mais lhe interessa durante
o curso e que atenda às suas inclinações pessoais, pois você terá de debruçar-se sobre ele durante um bom tempo. Apresente a seu professor-orientador uma lista com algumas opções de temas- nunca peça a ele essas indicações. Lembre-se que o assunto não precisa ser original, mas é bom trazer novidades no enfoque e contribuições à área do conhecimento à qual pertence.

Participe de debates, simpósios, seminários e outros eventos internos dentro de
sua faculdade e de fora também durante o curso de graduação ou especialização. Eles vão ampliar seus conhecimentos, suas oportunidades de estudos e suas habilidades de observar e analisar. Quem está na vida acadêmica e pretende discutir teorias e práticas, em qualquer área, deve deixar de lado o senso comum e o "achismo".

Levante com seu orientador uma bibliografia básica para começar a pesquisa. Leia
livros, artigos, revistas, jornais, ou outro tipo de publicação dedicado ao assunto escolhido.

Dê um foco preciso para o seu trabalho. Evite dispersar o tema com diversos
assuntos interessantes.

Leia e escreva regularmente, pois só se produz bons textos com base em boas
leituras e em muita prática de escrita.





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