Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Redação Nota 10

Por Jardel Lima   

Todo ano é sempre igual, época de vestibular, ENEM e tals. Então fizemos uma relação de 30 dicas "infalíveis" e bem-humoradas para escrever uma redação nota 10. Não tem erro, é só seguir as dicas e transformar as suas redações em verdadeiras obras de profissionais!!! Mentira! Mas sigam as dicas e vocês se darão muito bem na hora de escrever um texto com conteúdo de qualidade.
Top 30 das dicas de redação: 
  1. Deve-se evitar ao máx. a utiliz. de abrev. etc.
  2. É desnecessário empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
  3. Anule aliterações altamente abusivas.
  4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
  5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
  6. O uso de parentes (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
  7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
  8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??... então valeu!
  9. “Porra”, palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa “merda”.
  10. Nunca generalize: generalizar é um grave erro em todas as situações.
  11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra se encontra repetida.
  12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem ideias próprias.”.
  13. Frases incompletas podem causar
  14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.
  15. Seja mais ou menos específico.
  16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
  17. A voz passiva deve ser evitada.
  18. Utilize a pontuação corretamente especialmente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
  19. Quem precisa de perguntas retóricas?
  20. Conforme recomenda a GOP, não use siglas desconhecidas.
  21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
  22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!”
  23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
  24. Não abuse das exclamações! Nunca!!!!!
  25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão das ideias nelas contidas e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, dessa forma, o pobre leitor a separá-las nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
  26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêsa.
  27. Seja incisivo e coerente; ou não...
  28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o seu conteúdo esquisito, vai  estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E, como você vai estar lendo este texto, tenho certeza de que você vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar pensando em não estar falando dessa maneira.
  29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras... nada de mandar esse hein... vixi... entendeu, bixinho?
  30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque se não ninguém irá aguentar, já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

Essas dicas são realmente importantes, foram tiradas do livro de Guia do Estudante - ENEM 2010 e poderão ajudá-los a construir uma redação muito bem elaborada. Escrever é difícil, muitas pessoas têm dificuldades na hora de produzir um texto (principalmente argumentativo). Acredito que isso é muito importante para todos, não só para as pessoas que farão ENEM ou vestibular. Espero que gostem das dicas e as usem elas com sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.