Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Enfrentando as Dinâmicas de Grupo

Por Jardel Lima


Quem procura um estágio ou um emprego sabe que precisa passar por testes e entrevistas para ser contratado. Cada instituição escolhe uma forma para avaliar, mas as grandes empresas costumam optar pelas dinâmicas de grupo, assim podem entrevistar diversos candidatos de uma só vez. Para os candidatos, no entanto, esse tipo de avaliação pode assustar um pouco. Por isso, vamos dar algumas dicas para enfrentar sem dramas as dinâmicas.

Ao contrário do que pensam alguns jovens, as dinâmicas tem o objetivo de descontrair os candidatos e propor atividades que possam deixar explícitas as qualidades de cada um. Geralmente os candidatos são divididos em grupos e os recrutadores pedem para que criem, discutam ou debatam sobre uma ideia ou um produto. Por exemplo, dependendo da vaga os recrutadores podem pedir para que os candidatos vendam um produto.

O que assusta os candidatos é justamente a exposição frente aos outros, o que pode retrair suas personalidades. É importante que os jovens não se preocupem com erros ou fiquem envergonhados, o essencial é focar na vaga para qual está concorrendo. É bom lembrar que não existe candidato ruim, e sim adequado para uma determinada vaga.

Dicas para enfrentar as dinâmicas de grupo:

•    Controle sua ansiedade, manter a tranquilidade ajuda em quase todas as situações;
•    Evite falar em excesso ou impedir que os outros também participem;
•    Vista-se discretamente, a apresentação pessoal é muito importante. São indicadas roupas confortáveis, uma vez que a tarefa pode exigir que o participante sente-se no chão. As mulheres devem evitar os decotes e as saias justas e curtas, e os homens, o jeans. Estes devem dar preferência às camisas de manga longa. Lembre-se que para cada lugar devemos vestir um tipo de roupa;
•    Seja claro e objetivo ao expor suas idéias. Caso peçam para listar suas qualidades e defeitos, faça-o de maneira equilibrada. Evite elogiar-se demais ou mentir;
•    Aja com naturalidade na dinâmica de grupo, os comentários preconceituosos e as ironias não caem bem;
•    Dormir bem nos dias que antecedem a dinâmica é essencial para que não se apresente aparência de cansaço ou abatimento;
•    Chegar ao local marcado 15 minutos antes do horário marcado;
•    Não se preocupar com os “vexames”;
•    Ser o mais natural possível.

Fonte: curricular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.