Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 24 de abril de 2011

Ossos do Ofício

Por Jardel Lima






Essa fotografia é de autoria de Clayton de Souza, da Agência Estado, e demonstra uma realidade essencialmente humana. Em meio ao conflito e à exaltação por ambas as partes, temos um professor manifestante carregando um policial ferido. Isso nos faz pensar que, enquanto o Exmo Sr Governador relaxava em sua residência oficial, duas categorias profissionais essenciais e marginalizadas se confrontavam. Uma exigia seus direitos em uma atitude de desespero, diante do desprezo do governo e da sociedade sobre sua situação. Outra, cumpria ordens que recebera, canalizando sua angústia e desespero por suas condições precárias de trabalho em atitudes desproporcionais. Não interessa quem começou isso, ou quem jogou a primeira pedra. O que interessa é que diante do sofrimento de ambas o Exmo Sr Governador relaxava em sua residência.


O fato que esse cena poderá se repetir esta semana, há assembléia geral dos professores marcados para esta semana no centro da capital, a APEOESP está convocando em seu site os professores para comparecerem. Mas para entender o que as frentes sindicais mais querem, temos que nos aprofundar e ver que realmente tem fundamento. Se levarmos em conta que a principal reivindicação é a base salarial   
podemos citar pesquisa divulgada pela revista Mais Escola Abril 2011, onde se constata que para o mesmo nível de estudo o salário do professor é menor comparado com o salário de outros profissionais.


Se levarmos em conta o abandono e as condições de trabalho onde a função seria educar a futura geração, a missão seria um tanto mais complicada. E não estamos falando somente da atual situação da educação no Brasil, mas de um problema que já vem se arrastando pro anos a fio. Os novos licenciados que estão saindo das faculdades já tem que estar a par deste cenário e o envolvimento e entendimento de como anda a educação tem que ser um exercício continuo.


Fontes: Nova Escola, APEOESP, Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.