Informativo dos alunos do curso de Letras da FIP / UNIBR

"Tudo está na educação. O pêssego dantes era uma amêndoa amarga; a couve-flor não é mais do que uma couve que andou na universidade."

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."

"Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa."

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Presidente ou Presidenta?

Por Jardel Lima

Agora, o Diário Oficial da União adotou o vocábulo presidenta nos atos e despachos iniciais de Dilma Rousseff. 
As feministas do governo gostam de presidenta e as conservadoras (maioria) preferem presidente, já adotado por jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão.

  
 * * *
Na verdade, a ordem partiu diretamente de Dilma: ela quer ser chamada de Presidenta. E ponto final.
Por oportuno, vou dar conhecimento a vocês de um texto sobre este assunto e que foi enviado pelo leitor Hélio Fontes, de Santa Catarina, intitulado Olha a “Vernácula” ! Vejam:


No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante…

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. 

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha.

Se diz capela ardente, e não capela “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.

Um bom exemplo seria:


“A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta.”

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diante de tanta discussão fomos mais longe para ver mais opiniões e definições a esse respeito, acompanhe:


Presidente é um substantivo comum de dois gêneros. Ou seja, é aceito a forma feminina e masculina, onde só varia o artigo. Como ocorre com: o chefe/a chefe, o atleta/a atleta e também com o preseidente/ a presidente.


Todavia, o uso da palavra "presidenta" também é correto. Mas fica a observação de que antigamente o termo designava mais a mulher do presidente (eu sei, eram tempos mais machistas).

No Dicionário Aurélio: 
Presidenta – S.f. 1. Mulher que preside. 2. Mulher de um presidente.

No Dicionário Houaiss: 
Presidenta. Acepções substantivo feminino 1 mulher que se elege para a presidência de um país – Ex.: a p. da Nicarágua 2 mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição – Ex.: a p. da Academia de Letras 3 mulher que preside (algo) – Ex.: a p. da sessão do congresso 4 Estatística: pouco usado. esposa do presidente. 

E por falar nisso, sabemos que a mulher do presidente é também chamada de primeira-dama. Sendo assim, caso a nossa presidenta (como a excelentíssima senhora Dilma prefere ser chamada) eleita venha a contrair pela terceira vez o matrimônio, como será o masculino de primeira-dama?

Isso mesmo, primeiro-cavalheiro. Soa estranho? Pois é, essa é a forma correta. Por exemplo:

Morre o ex-presidente e primeiro-cavalheiro da Argentina, Nestor Kirchner.

Quando presidiu o Supremo Tribunal Federal, a Ministra Helen Grace usava a forma "presidente". Sérgio Nogueira relata em seu blog:

É bom lembrar que a acadêmica Nélida Piñon, quando eleita, sempre se apresentou como a primeira PRESIDENTE da Academia Brasileira de Letras. Patrícia Amorim, desde sua eleição, sempre foi tratada como a presidente do Flamengo.

P.D.F - Perguntas Dificilmente Feitas

E se a Dilma tiver um amante? Será o segundo-cavalheiro? (Não)
Poderíamos chamar o marido da Dilma de presidento? (Ainda não)
E se a Dilma tiver uma união civil com pessoa do mesmo sexo? (Minha cabeça dói...)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.